Em um belo, dia seu pastor chega pra você e diz:
- Minha ovelha querida! Amanhã ficarei o dia inteiro em sua companhia. Irei com você para o trabalho, faculdade, aonde você for, eu irei.
Certamente, nesse dia, você buscaria fazer tudo certo. No trânsito, não passaria dos 60 km/h e respeitaria todos os sinais fechados. No trabalho e na faculdade, buscaria um testemunho irrepreensível. Esforçar-se-ia para andar da melhor forma, afinal seu líder espiritual estaria ali ao seu lado, não é?
Quando somos observados, sempre nos empenhamos em dar o melhor de nós. Esse “melhor de nós” é justamente aquilo que o nosso observador gostaria que fizéssemos. O seu pastor, por exemplo, não gostaria de lhe ver contando uma piada imoral ou falando da vida alheia com a amiga, sendo assim você não faria essas coisas em sua presença, pois isso o entristeceria.
A música “Quatro Vezes Você” do Capital Inicial em uma parte de sua letra nos questiona:
O que você faz quando
Ninguém te vê fazendo?
Ou que você queria fazer
Se ninguém pudesse te ver?
Tomo a liberdade de alterar a primeira pergunta para:
O que você faz quando
O seu pastor não te ver fazendo?
Seguramente, faria coisas não feitas na presença dele.
Por que isso acontece?
NÃO DÁ PRA FUGIR
Davi, guiado pelo Espírito de Deus, deixa muito claro que não há como fugir do Senhor, Ele está em todo lugar. ''Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também'' (Salmos 139: 7-8).
A verdade, meus queridos, é que Deus tudo vê e sabe, em todos os momentos. Estamos sempre preocupados com a opinião dos outros; ''O que eles pensariam se nos vissem fazendo tal coisa?''. Indagar isso não é errado, pois devemos preservar nosso testemunho diante dos homens. Todavia, muitas vezes, camuflamos uma aparência ou expressamos uma espiritualidade facilmente deixada de lado quando os olhos do próximo nos deixam. Entretanto, Deus não cessa de nos acompanhar. ''Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão'' (Salmo 139:5).
Quem não se lembra de Jonas? Ele ao receber uma ordem do Senhor para ir a Nínive, tentou fugir.
''Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor'' (Jonas 1:2-3).
O resultado foi que ele não conseguiu, é claro. Deus mandou uma grande tempestade e depois de ser lançado ao mar pelos marinheiros foi engolido por um grande peixe.
Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se (Jonas 1:4).
E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria' (Jonas 1:15).
''Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe'' (Jonas 1:17).
Por que isso acontece?
A SÓS
Estamos cansados de ouvir aquele velho ditado: antes só do que mal acompanhado. Contudo, é muito mais agradável a Deus ficarmos sozinhos do que estar na presença de pessoas que não O agradem.
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores (Salmos 1:1).
Porém, não só a companhia de pessoas descrentes no Senhor Jesus é algo preocupante. Há outro ponto que gostaria de tocar, algo alarmante entre os jovens: o sexo antes do casamento. E faço isso com uma pergunta: - O que você faz quando está a sós com sua namorada ou com o seu namorado?
Jovens serem disciplinados por avançarem o sinal com a(o) namorada(o) é algo cada vez mais comum nas nossas igrejas. Falo de pessoas crentes.
Por que isso acontece?
SOZINHO
Quando não estamos na presença de uma pessoa, não precisamos ter modos e muitos menos nos preocupar em fazer o que é correto, certo? Errado! Deus nos observa a todo o momento, Ele sabe para onde seus olhos estão olhando, sabe até aonde sua maliciosa mente vai. Ser ignorado é algo incomodante a todos, não há quem goste. Mas é isso que fazemos com Deus quando pecados. Os jovens se trancam no banheiro e lá
satisfazem a carne sem se importar com quem os observa. Assistem a séries e deliram com o ator super sensual, e com a mente fantasiam coisas extremamente desagradáveis ao Todo-Poderoso. E por ai vai.
Por que isso acontece?
O PORQUÊ
''E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados'' (Efésios 2:1).
Cristo nos salvou e por isso o pecado não tem mais poder sobre nós. Então, por
que pecamos? A resposta é simples e curta: porque queremos. Sim. Você peca
porque quer. Lá em I Coríntios 10:13 a Palavra diz:
''Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor''.
O pecado claramente desagrada a Deus e pecamos porque queremos. Como isso é possível? Como é possível querer fazer algo que entristeça a Deus? ''Não há temor de Deus diante de seus olhos'' (Romanos 3:18).
Se o seu patrão ou professor pedir pra fazer algo, você certamente o fará porque receia o que pode acontecer se não o fizer. Deveríamos obedecer a Deus, quando Ele diz: ''não dirás falso testemunho contra o teu próximo'' (Êxodo 20:16), deveríamos lutar até o sangue contra esse desejo de pecar, mas não é assim que as coisas são. Preocupamo-nos com a opinião dos homens, mas ignoramos a Deus. Isso porque perdemos algo que é primordial a uma vida de santidade: O TEMOR A DEUS!
''O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução'' (Provérbios 1:7).
Não sejamos loucos, meus queridos. Sejamos sábios.
S.O.S
Vimos que Deus tudo sabe (Onisciente) e tudo vê, porque está em todo o lugar (Onipresente), mas há outros dois atributos de Deus:
ONIPOTÊNCIA. O Senhor não pode fazer qualquer coisa, mas Ele pode fazer o que quiser. Contraditório? Deixe-me explicar, Deus não pode ir de encontro à Sua natureza santa, não pode ir de encontro à Palavra, ou seja, Deus não pode pecar. Sendo assim, Ele não pode fazer tudo, pois tudo incluiria pecar. Entretanto, Ele pode fazer o que quiser, porque Sua vontade é ser Santo.
IMUTABILIDADE. Deus não muda. Sua vontade é a mesma ontem, hoje e sempre. E, Sua vontade é manifesta nas Santas Escrituras, a Bíblia.
Ao notarmos e entendermos esses dois atributos de Deus, deveríamos não somente temer (ter medo), mas também tremer (ter medo com reverência). Isso porque, ao mesmo tempo em que Ele diz “Porque o salário do pecado é a morte”, Ele fala “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.
Você consegue identificar pecados em sua vida? Caso a resposta seja não, você ainda não entendeu quem você é. Então, não precisa continuar lendo, pode continuar sua vida sem TEMOR A DEUS e um dia receberá a ira de Deus. Agora, caso a resposta seja sim, eu peco e sei que isso desagrada a Deus, quero que leia esta última passagem:
SALMOS 121
Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
Clame a Deus e Ele te ouvirá, Clame a Deus e Ele te socorrerá. Clame a Deus
e Ele te sarará. Clame a Deus e Ele te encouraçará.
Muito bom!!
ResponderExcluir